O Que é a Reflexologia?

Saiba todos os detalhes sobre a reflexologia e como ela pode te ajudar.

A Reflexologia é uma técnica terapêutica, por isso precisa ser estudada e entendida,  não invasiva e não medicamentosa, baseada no mecanismo das doenças (fisiopatologia) que tem por objetivo restabelecer o equilíbrio (homeostase) físico e emocional, do indivíduo, identificando, tratando e prevenindo distúrbios através de estímulos em terminações nervosas em pontos específicos nos pés.

É uma poderosa ferramenta aplicada isoladamente ou potencializando outros métodos terapêuticos.

Tem obtido enormes resultados por muitos profissionais que trabalham pelo bem-estar físico e emocional dos seus interagentes.

É a “Mais Antiga e Natural de Todas as Terapias”.

Não somos médicos,  e não temos o poder da cura, mas a reflexologia trata as pessoas com os seus próprios recursos biológicos (neurológicos, endócrinos, estruturais), sem invasão (cirurgia, agulhas etc.) e sem medicação (alopática, fitoterápica etc.).

Navegue no conteúdo.

O Poder do Toque

A massagem é uma das formas mais eficientes de curar males do corpo. Todos nós a utilizamos consciente ou inconscientemente, de imediato para aliviar dores – após uma pancada, torção ou luxação – ou simplesmente quando sentimos que a tensão acumulada no dia adia está pesando sobre nossos ombros. Existem muitas técnicas e métodos de “massagem” terapêutica, mas a Reflexologia (embora não seja considerada massagem) difere de todas elas porque não tem como principio o toque direto na área que precisa de cuidado, mas sim o toque nos pés que correspondem ao membro, região ou sistema afetado (terminações nervosas). À primeira vista, pode parecer estranho, mas não é difícil de entender: a Reflexologia é baseada exatamente na representação dos pés como um microcosmo do corpo. Esse fenômeno também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. No entanto, as áreas reflexas dos pés são mais específicas, por isso funcionam melhor para serem trabalhadas terapeuticamente.
A ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro por si só já é atraente. Se lembrarmos que o método dispensa a ingestão de qualquer espécie de remédio, a necessidade de se fazer exames ou testes, o uso de instrumentos e que nem mesmo chega a realizar uma intervenção direta na área afetada, a prática torna-se ainda mais impressionante. Você mesmo pode tocar nos pontos específicos dos seus pés, porém, há um detalhe muito importante: como nosso organismo está interligado, com um componente trabalhando em função do outro, é preciso tocar em todos os pontos, variando apenas a pressão, o tipo de movimento e a velocidade. Para usufruir de todos os benefícios dessa terapia milenar, no entanto, é sempre mais indicado procurar um terapeuta especializado.

O que é a Reflexologia Podal

Conheça os detalhes da Podal.

Detalhes da Podal

O que é a Reflexologia Facial

Conheça os detalhes da Facial.

Você aprenderá nesse Curso de Reflexologia Facial que o rosto possui inúmeras terminações nervosas e zonas reflexas que se comunicam com os órgãos internos, glândulas, sistema linfático, sistema circulatório e através do estímulo das terminações nervosas da face, ocorre o aumento da circulação sanguínea, regula-se a parte química do corpo e trata-se o estado emocional.

O fundamento da Reflexologia Facial é o estímulo das terminações nervosas, desencadeando reações físico-químicas em células nervosas e neurônios que fazem a condução elétrica do rosto ao cérebro referente aos órgãos relacionados.

Assim como a avaliação feita nos pés na Reflexologia Podal, na avaliação da face observa-se a cor, textura, linhas de expressão, sardas, manchas etc, e é possível identificar e tratar distúrbios de ordem física e emocional no indivíduo.

Reflexologia Facial não é o mesmo que Fisiognomia, embora muitos  a confundem e utilizam na Reflexologia o mesmo mapa utilizado na Fisiognomia que faz a leitura da personalidade e comportamento da pessoa pelas expressões da face. Assim, a Reflexologia Facial identifica e trata distúrbios ligados aos órgãos correspondentes às terminações nervosas ligadas aos órgãos em questão, com abordagem física e emocional e psicossomática.

Público alvo: Esteticistas, Técnicos em Estética, Dermatologistas, Consultoras de Beleza, Reflexoterapeutas e Massagistas em geral.

O que é a Reflexologia Corporal

Conheça os detalhes da Corporal.

Detalhes da Corporal